educação

Alunos da UFSM testam conhecimento criando pontes de espaguete

Da redação

Foto: Bruna Eduarda Meinen Feil (Divulgação)

Para o estudante que busca a formação profissional, é preciso aliar conhecimento teórico com experiências práticas. Além disso, é necessário aprender a usar a criatividade, trabalhar em equipe e avaliar diferentes alternativas. Foi com esses ingredientes que o Programa de Educação Tutorial (PET), da Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), promoveu a quarta edição do concurso de Pontes de Espaguete.

O evento, que contou com a parceria da coordenação do curso e do Centro de Tecnologia (CT), reuniu sete equipes de estudantes. Os projetos foram apresentados e testados na última terça-feira, no hall do prédio do CT. Quem passou pelo local acompanhou o clima de competitividade e descontração que envolve a disputa.

Segundo o tutor do PET, professor João Kaminski Junior, o objetivo da competição é fazer com que os alunos apliquem conceitos adquiridos em sala de aula sobre resistência dos materiais e teoria das estruturas para representar pontes em escala reduzida. Os participantes também utilizam programas que auxiliam no desenvolvimento do projeto e simulam a distribuição da carga. A competição consiste em a ponte suportar o máximo de peso em seu eixo central durante o tempo de 10 segundos.

Colégio Politécnico é o 4º melhor do Estado em ranking do Enem

OS VENCEDORES

Neste ano, a equipe Civilizados 3.0 foi a campeã. O grupo conquistou o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. A ponte construída pelo grupo suportou 110,2 quilos até o seu rompimento. No entanto, o projeto de autoria dos estudantes Diego Dahlke, Emanuel Cecchin, Rafaela Cecchin, William Parnov não superou a marca que eles atingiram na edição anterior, que foi de 150,3 quilos. O segundo lugar ficou com a equipe Golden Espaguetes, que confeccionou uma ponte que suportou 43 quilos.

Para a criação das pontes, as equipes tinham à disposição macarrão do tipo espaguete, cola epóxi e cola quente em pistola. Além disso, puderam utilizar na estrutura tubos de PVC e uma barra de aço. Conforme o edital publicado pelo PET, a ponte deveria ter até 750 gramas de peso-próprio, largura entre 5 e 20 centímetros, e altura máxima de 50 centímetros. A estrutura também deveria ser indivisível, ou seja, sem partes móveis ou encaixáveis.

O estudante Diego Dahlke destaca que esse tipo de evento é muito importante para os alunos do curso de Engenharia Civil. Segundo ele, como o curso é bastante teórico, as oportunidades de aplicar os conhecimentos são fundamentais para a formação.

*Com informações da Agência de Notícias da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vestibular de inverno da UFN será nesta sexta para 30 cursos de graduação Anterior

Vestibular de inverno da UFN será nesta sexta para 30 cursos de graduação

Colégio Politécnico é o 4º melhor do Estado em ranking do Enem Próximo

Colégio Politécnico é o 4º melhor do Estado em ranking do Enem

Educação